Perguntas Frequentes

Quem pode utilizar as ALGIRA? O que é necessário para as utilizar?

Qualquer pessoa. Deve ter, no mínimo, 16 anos para utilizar uma ALGIRA. A segurança e manutenção da subscrição ALGIRA é da sua inteira responsabilidade. As subscrições não podem ser partilhadas. Se tal acontecer, serão da sua responsabilidade todos e quaisquer incidentes que possam ocorrer.

Os utilizadores com idade inferior a 18 anos, poderão utilizar o Serviço desde que apresentem termo de responsabilidade assinado pelos pais ou encarregados de educação, ficando estes responsáveis pela boa utilização da bicicleta.

Para subscrever o serviço, dirija-se aos serviços indicados, apresentando a ficha de inscrição e comprovativo de morada, proceder ao pagamento da subscrição anual e receber alguma documentação, o seu cartão e credenciais de acesso ao site e app.

Por onde posso andar com a minha ALGIRA?

Pode andar de bicicleta por toda a Freguesia de Almeirim (limite urbano), desde que se mantenha dentro da área do sistema. Pode consultar a área do sistema nos mapas ALGIRA, no nosso site, na aplicação móvel ou nos quiosques. Se ultrapassar esta área, será avisado e, eventualmente, sancionado.

Durante quanto tempo posso alugar uma ALGIRA?

Enquanto membro com uma subscrição ativa, pode usar as bicicletas as vezes que quiser. Lembre-se que os primeiros 60 minutos de cada viagem estão incluídos na Subscrição. Quer prolongar a sua viagem? Se optar por continuar a usar a bicicleta para lá do tempo incluído, o tempo adicional será cobrado de acordo com o seu tarifário.

 

As bicicletas ALGIRA devem ser devolvidas no próprio dia. Se após 24 horas seguidas de utilização a bicicleta não for devolvida, numa estação do sistema, será considerada como roubada e serão acionados os mecanismos legais necessários para a sua recuperação ou para o ressarcimento dos prejuízos causados ao Município de Almeirim, sendo o utilizador o primeiro responsável pelos mesmos. Em caso de perda ou furto, o utilizador tem a obrigação de comunicar, de imediato, o desaparecimento da bicicleta aos serviços da Câmara Municipal e ao operador do sistema, através do número de Apoio a Clientes +351 965 253 785, bem assim como apresentar denúncia junto das autoridades legais competentes, da qual deve fornecer cópia ao Município de Almeirim.

 

Consulte a página de preços para obter mais informação sobre as subscrições.

Porque é que as ALGIRA têm custos adicionais por tempo extra para todos os membros?

O sistema ALGIRA foi pensado para ser um sistema de bicicletas públicas, com o objetivo de estar sempre disponível para residentes e visitantes. Os custos por tempo extra aplicam-se a todos os membros, porque desta forma incentiva-se à devolução das bicicletas assim que deixarem de ser usadas, ficando mais bicicletas disponíveis para que todos possam usufruir delas.

Posso emprestar o meu cartão de membro ALGIRA a outra pessoa?

Não. O seu cartão de membro é apenas válido para si. Como as subscrições estão associadas às suas informações pessoais e meios de pagamento, será responsabilizado por quaisquer incidentes que ocorram com usos do seu cartão ou conta. As subscrições são pessoais e intransmissíveis e não podem ser partilhadas com outros utilizadores.

Como retiro uma bicicleta ALGIRA da doca?

Depois de obter o seu cartão de membro, dirija-se a uma estação e escolha uma das bicicletas disponíveis. Olhe para o ecrã da bicicleta localizado no centro do guiador e verifique se esta está disponível para ser usada.

 

Se tiver um cartão, encoste-o abaixo do ecrã da bicicleta, que se encontra no meio do guiador. A bicicleta ALGIRA dará sinal quando o seu cartão for lido e puder ser retirada da doca. Tem 15 segundos para retirar a sua bicicleta da doca ou destrancar o cadeado auxiliar da bicicleta, caso esta não se encontre na doca. Se não o fizer em 15 segundos, a bicicleta voltará a trancar-se e terá de repetir o processo.

 

Se estiver a usar a aplicação móvel, inicie sessão com o seu nome de utilizador e palavra-passe, em seguida indique a bicicleta que quer retirar colocando o seu número. Os números das bicicletas encontram-se na coluna de direção, abaixo do guiador. Basta colocar o número e seguir as indicações da aplicação móvel para libertar uma bicicleta.

 

Se não for possível destrancar a bicicleta, receberá um código de erro. Poderá ser um problema com a bicicleta ou com a sua subscrição de membro. Tente novamente noutra bicicleta da estação ou reveja a sua informação de membro num quiosque. Se tiver algum problema, por favor contacte o Apoio a Clientes, através do +351 965 253 785.

 

Realizei a minha subscrição online. Posso utilizar o serviço neste momento?

Não. Depois de se registar, deverá dirigir-se aos nossos serviços de atendimento para finalizar o processo de registo. Após isso, poderá utilizar o sistema de imediato, desbloqueando a sua bicicleta através do cartão ou da aplicação móvel. Faça o download da aplicação e inicie a sua sessão.

Escolha a opção de “Retirar a Bicicleta” e introduza o número da bicicleta que pretende na aplicação. Poderá retirá-la de imediato e estará pronta a usar.

 

Pode ainda usar o seu cartão de membro para retirar uma bicicleta ALGIRA. Depois de o receber e estar ativo. De seguida, estará pronto para andar na sua bicicleta.

 

* Tome atenção, pois apenas dispõe de um prazo de 90 dias para ativar o seu cartão de membro, depois de realizar a subscrição online.

 

Recebi o meu cartão de membro. Como posso usá-lo?

Depois de receber o cartão de membro devidamente ativado, poderá usá-lo em qualquer uma das bicicletas disponiveis no sistema.

Quantas subscrições posso comprar simultaneamente?

Cada utilizador pode fazer uma única subscrição.

 

Quando começa a subscrição?

A sua subscrição tem início no momento em que se regista e validade de um ano. Após concluir o seu registo, poderá utilizar o sistema de imediato, desbloqueando uma bicicleta ALGIRA, através da aplicação móvel ou cartão.

O que faço se não encontrar nenhuma doca livre, quando quiser devolver a minha bicicleta?

Quando todas as docas estiverem ocupadas tem duas opções para devolver a sua bicicleta:

 

O nosso Sistema inteligente sabe quando as estações estão cheias.

Nesta situação, o sistema cria doca virtual junto à estação onde se encontra e pode devolver a bicicleta usando o cadeado auxiliar.

Para fazer isto basta encontrar um local junto à estação (normalmente assinalado) onde prender a bicicleta com o cadeado auxiliar em segurança, prendendo-o na ranhura direita do garfo da bicicleta. Irá ver uma indicação no ecrã da bicicleta acompanhado por um sinal sonoro confirmando que a bicicleta se encontra entregue.

Quando o cadeado auxiliar é usado junto a uma estação em doca virtual, a bicicleta é considerada como correctamente devolvida e o aluguer termina.

 

O que fazer se não encontrar bicicletas ALGIRA disponíveis na estação?

Consulte os mapas — disponíveis nos MUPIS, no site ou na aplicação móvel. Estes irão mostrar-lhe a disponibilidade das bicicletas em tempo real, em todas as estações. Para fazer o download da aplicação móvel, clique  aqui.

Perdi ou roubaram a minha bicicleta ALGIRA ou o meu cartão de membro. O que vai acontecer?

Contacte imediatamente o nosso Apoio a Clientes através do +351 965 253 785 para que possamos desativar o seu cartão de membro e/ou localizar de imediato a bicicleta (todas as bicicletas ALGIRA têm informação de GPS em tempo real). Em caso de perda ou furto, o utilizador tem a obrigação de comunicar, de imediato, o desaparecimento da bicicleta aos serviços da Câmara Municipal e ao operador do sistema, através do número de Apoio a Clientes +351 965 253 785, bem assim como apresentar denúncia junto das autoridades legais competentes, da qual deve fornecer cópia ao Município de Almeirim.

Bewegen